Muito se tem dito e falado sobre a Saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer. No que me diz respeito, só tenho a agradecer a quase imposição do filme e do livro, porque foi com eles que abri portas da minha vida há muito fechadas.
Relativamente ao livro... eu gosto de vampiros. E um vampiro que é imune às cruzes, aos alhos e a essas fatalidades míticas interessa-me muito mais do que qualquer outro. Os tempos evoluíram e até já temos vampiros "vegetarianos" :)
A perspectiva da inserção na sociedade, todo o ritual associado a esse compromisso, as "hierarquias" dentro da classe vampírica e, acima de tudo... o conceito de família, fascinou-me.
Dizer que fiquei indiferente a um torturado Edward, ao seu amor por Bella, quando paralelamente se sente um monstro e quer a todo o custo protegê-la dela própria, seria uma mentira. Não fiquei de todo indiferente e a personagem de Edward é, um imaginário de homem (quase) perfeito.
Vi o filme primeiro e gostei muito. O livro é, no entanto, substancialmente superior ao filme. A vantagem de ter visto o filme primeiro é conseguir associar uma cara e um corpo a todas as personagens e viver com muito maior intensidade toda a história.